sexta-feira, 11 de outubro de 2013

Gente mal educada no cinema

Ontem, na sessão de ARGO, sentei ao lado de duas garotas que estavam mais preocupadas de falar sobre as compras que tinham feito, do que prestar atenção no filme. E na frente do dois rapazes que são o pior tipo do cinema, aqueles que narram tudo que estão vendo (o filme tem legenda, eu tô entendendo!!!) e chutam cadeira.

Isso irrita em qualquer filme, mas naquele no qual os momentos de silêncio é importantíssimo para criar tensão, fica pior. Mandei um "Shiu, por favor" pras moças e um "Fica quieto ae" pros rapazes. E os quatro me olharam com um cara de "sua estressadinha louca". E é sempre assim, sou eu que estou errada por reclamar, como se fosse EU que estivesse ferindo o direito dos outros de conversar... Mesmo que isso seja em um cinema.

Desde pequena aprendi que meu direito nunca pode se sobrepor ao direito dos outros... O que leva as pessoas a acreditarem que elas (que pagaram o mesmo ingresso que todo mundo) tem o direito de fazerem o que quiserem, onde quiserem?

Não gosto de usar a frase "cada vez mais" porque tenho apenas 25 anos, mas dessa vez sim: cada vez mais as pessoas se importam menos com a experiência alheia. Cada vez mais está culturalmente aceito falar no cinema. A mal educada sou eu, que mando os outros calarem a boca, e não aquele que está falando... E isso independe do cinema, do bairro etc...

A única coisa que eu posso fazer a respeito é reclamar, então continuarei fazendo isso: Cinema é uma experiência realizada de maneira coletiva. Por isso, respeite os outros. Seu cochicho incomoda. Luz de celular incomoda. E não sou eu que sou chata, é você, que não respeita os outros!
O texto acima foi postado no Facebook pela Larissa Padron, redatora do Cinema em Cena. Infelizmente concordo com ela. E o pior nem são as conversas, mas quem fica emporcalhando as salas de cinema. Já vi gente que compra pipoca só pra ficar jogando nas outras pessoas; às vezes jogam o saco praticamente inteiro. E não são só uma ou outra pessoa, mas várias. Quando o cinema do Assis Plaza Shopping era administrado pela Empresa de Cinemas Arco-Íris, já cheguei a ver intervalos entre sessões em que eles nem tentavam limpar as salas, porque sabiam que não ia dar tempo e iria atrasar muito a sessão que vinha em seguida, tamanha a quantidade de pipoca no chão. Esse tipo de gente deveria ser proibida de ir ao cinema.

Nenhum comentário: