sexta-feira, 18 de outubro de 2013

O que é o esperanto?

Não é raro encontrar uma pessoa que jamais tenha ouvido falar da língua internacional Esperanto. Outros tantos não acreditam que uma coisa assim possa funcionar.
“O esperanto é uma língua internacional planejada, proposta por um jovem polonês chamado Lázaro Luís Zamenhof. Quando tinha 27 anos de idade, ele publicou as bases do idioma em um pequeno livro intitulado Lingvo Internacia (Língua Internacional), lançado em 1887. A ideia de Zamenhof foi fornecer uma alternativa para a comunicação internacional que fosse neutra, não pertencesse a nenhuma nação ou grupo étnico em particular, mas a todos ao mesmo tempo, constituindo-se em uma ponte entre os povos, em um clima de respeito aos idiomas e às culturas locais e regionais.”
(Extrato de texto publicado em esperantoparana.wordpress.com)

Quantas pessoas falam Esperanto no mundo inteiro?

É difícil estabelecer um número exato, porém a estimativa é que o Esperanto encontra-se no grupo das 120 línguas mais faladas (das 3.000 existentes), com aproximadamente três milhões de falantes, em mais de cem países.

Que outras vantagens se têm sabendo Esperanto?

Além do contato com pessoas comuns de tantos diversos países, para aqueles que viajam ao exterior, saber Esperanto pode ser especialmente útil. O Pasporta Servo é um dos catálogos de pessoas que oferecem hospedagem para viajantes. Pode-se assim ter um contato direto com a vida familiar e cotidiana de outro país, até porque o esperantista em viagem não fala somente com os funcionários do hotel ou os balconistas do aeroporto.

A cultura esperantista é um tanto especial, quase única no mundo, pelas variadas influências que recebeu. A prestigiada Associação Internacional de Escritores (PEN) reconheceu essa cultura, oficializando sua seção PEN-Esperanto. Soma-se a isso o acesso a inúmeras culturas e realidades diferentes, podendo receber através da imprensa em Esperanto, muitas informações privilegiadas, escritas por quem está vivenciando os fatos. Existem ainda diversos livros, revistas, sites e músicas na língua internacional. Além disso, há congressos mundiais, sendo que em 2013 será em Reiquiavique, Islândia. Já o de 2014 será em Buenos Aires, Argentina.

Quer conhecer mais?

Para quem tiver interesse, é possível baixar o curso de Esperanto no seguinte site: http://www.kurso.com.br/index.php?pt. Depois disso, é só começar a estudar e adicionar esperantistas em comum do Brasil e do mundo inteiro.

Mais informações disponíveis em: Mas afinal, o que é Esperanto?

Opinião de esperantista de Salto do Lontra (PR):
“Me chamo Tamiris Ceolin, tenho 18 anos e moro em Salto do Lontra. Comecei aprender esperanto há algum tempo e isso só me fez crescer, pois através do idioma tive a oportunidade de conhecer pessoas de vários lugares do mundo inteiro e fazer novas amizades, além de conhecer costumes e culturas diferentes da nossa. Porém, o mais interessante é que sempre encontramos esperantistas dispostos a nos ajudar no aprendizado, não só do Esperanto em si, mas também em relação ao que o seu país ou região tem de especial, e essa humildade entre os esperantistas é o que mais me encanta. Já somos muitos em todo o mundo e estamos aumentando mais e mais a cada dia que passa!”

Nenhum comentário: