segunda-feira, 28 de outubro de 2013

Precisando de sossego na vida?

Segue abaixo artigo escrito por João Roberto Bovolini Câmara, pastor da Igreja Batista Central em Vila Maria, na capital paulista, e administrador do Fórum Gospel Porissocri.
Precisando de sossego na vida?

Quem nunca sonhou em viver uma vida tranquila, sem muitos problemas, sem perseguições, sem incômodos, com as pessoas gostando da gente, sem diferenças, sem invejas, sem rancor, sem amarguras? Será que é possível viver sossegadamente na igreja? Acredito que sim! Gostaria de meditar com você sobre algo que creio que o Espírito Santo colocou em meu coração.

1. O que é sossego?
Sossego significa calmaria, tranquilidade, descanso e etc. Algo muito desejado pelas pessoas em geral.

2. Quais são os requisitos para se viver sossegadamente na igreja?
Os requisitos para se viver com tranquilidade na igreja são os seguintes:

A) Fuja de tudo o que pode te causar danos!
Texto bíblico: “E, demorando-nos ali por muitos dias, chegou da Judéia um profeta, por nome Ágabo; e, vindo ter conosco, tomou a cinta de Paulo e, ligando-se os seus próprios pés e mãos, disse: Isto diz o Espírito Santo: Assim ligarão os judeus, em Jerusalém, o varão de quem é esta cinta e o entregarão nas mãos dos gentios” (Atos 21:10-11).

Veja se Paulo atendeu: “E aconteceu que, três dias depois, Paulo convocou os principais dos judeus e, juntos eles, lhes disse: ‘Varões irmãos, não havendo eu feito nada contra o povo ou contra os ritos paternos, vim, contudo, preso desde Jerusalém, entregue nas mãos dos romanos’” (Atos 28.17).

O apóstolo Paulo não parecia muito interessado em sossego, não atendeu o apelo do profeta e acabou pagando por isso! Teve que sofrer por causa do nome de Jesus, sendo que ele poderia simplesmente fugido dos transtornos que lhe foram revelados! Que outros fizessem a obra de Deus! Afinal, o que interessa mesmo é viver sossegadamente!

B) Procure não andar com irmãos sem muita importância na igreja que os mais nobres da igreja não gostam!
Texto bíblico: “Clamando: Homens israelitas, acudi; este é o homem que por todas as partes ensina a todos contra o povo e contra a lei, e contra este lugar; e, demais disto, introduziu também no templo os gregos, e profanou este santo lugar.Porque tinham visto com ele na cidade a Trófimo de Éfeso, o qual pensavam que Paulo introduzira no templo. E alvoroçou-se toda a cidade, e houve grande concurso de povo; e, pegando Paulo, o arrastaram para fora do templo, e logo as portas se fecharam” (Atos 21:28-30).

Veja a confusão em que Paulo se meteu ao andar com os gentios, ensinando-lhes a Palavra! Isso acabou com o seu sossego! Quer vida sossegada, fique do lado dos mais fortes e numerosos da igreja, não dê muita importância aos crentes humildes, pobres e etc!

C) Ao chegar em uma igreja, procure não se aproximar muito do pastor!
Texto bíblico: “Obedecei a vossos pastores, e sujeitai-vos a eles; porque velam por vossas almas, como aqueles que hão de dar conta delas; para que o façam com alegria e não gemendo, porque isso não vos seria útil” (Hebreus 13:17).

Perceberam? Pastor é para ser obedecido e se ele mandar a gente fazer algo que nos dê trabalho ou que não concordamos e o sossego da gente como é que fica? Portanto, pastores não combina com sossego, se livre deles oo quanto antes!

D) Evite ir à igreja com frequência!
Texto bíblico: “Não deixando a nossa congregação, como é costume de alguns, antes admoestando-nos uns aos outros; e tanto mais, quanto vedes que se vai aproximando aquele dia” (Hebreus 10:25).

O texto acima afirma para que não deixemos a nossa congregação, mas não afirma com que frequência devemos nos congregar. Bem, se você procura sossego, que tal uma ou duas vezes no mês? Ah, culto de oração e doutrina, esqueça! Além de cansativo, o pastor tira a nossa tranquilidade falando do que temos ou não que fazer!
Quer sossego? Congregue o menos possível!

E) Evite cooperar no ministério da igreja
Texto bíblico: “Julguei, contudo, necessário mandar-vos Epafrodito, meu irmão e cooperador, e companheiro nos combates, e vosso enviado para prover às minhas necessidades” (Filipenses 2:25).

Observou para que serve cooperador na obra de Deus? Serve para sair do sossego e ir combater com o pastor! E, ainda perder tempo com as necessidades da obra! Olha, quem ama o sossego não pode perder tempo, dinheiro e a paciência com a obra de Deus! Quem quiser que o faça!

F) Não se meta nas questões da igreja onde haja necessidade de se expor em batalha contra o mal!
Texto bíblico: “Mas o justo viverá da fé; E, se ele recuar, a minha alma não tem prazer nele” (Hebreus 10:38)
Para que correr risco de perder o sossego batallhando contra o inimigo? Melhor não se expor em questão alguma. Melhor ficar no sossego do alto de um muro sem tomar partido! Assim fazendo não corremos o risco de recuar e Deus não ter prazer nisso.

G) Não se ofereça para cuidar das crianças da igreja!
Texto bíblico: “Educa a criança no caminho em que deve andar; e até quando envelhecer não se desviará dele” (Provérbios 22:6)
Isso é coisa dos pais, na igreja a gente não tem responsabilidade alguma! Cada um que cuide do seu filho ou então que fiquem em casa até que cresçam!

H) Louvor? Isso é para quem não tem o que fazer!
Texto Bíblico: “Cantai-lhe um cântico novo; tocai bem e com júbilo” (Salmos 33:3).
Cantar cânticos novos e tocar bem toma muito tempo para ensaios, estudos e etc.! Quer ouvir louvor? Compre um CD e ouça-o sossegadamente, enquanto os outros perdem tempo para ir na igreja ensaiar! Coral? Nem pensar!

I) Não perca tempo e paciência lendo a Bíblia!
Texto Bíblico: “Procura apresentar-te a Deus aprovado, como obreiro que não tem de que se envergonhar, que maneja bem a palavra da verdade” (2 Timóteo 2:15).
Ler a Bíblia é para os obreiros, eles que nos ensinem, afinal quem quer sossego na igreja tem que no máximo ouvir o obreiro nos cultos.

J) Faça amigos e ignore aos demais!
Texto Bíblico: “Amai-vos cordialmente uns aos outros com amor fraternal, preferindo-vos em honra uns aos outros” (Romanos 12:10).
Eu tenho feito minha parte amando os que me amam, quem procura tranquilidade na igreja precisa se cercar de alguns amigos e ignorar os que não nos forem simpáticos, pois são desobedientes à ordem de honrar uns aos outros! Não se estresse com pessoas que não temos interesse em sua presença na igreja, se forem embora melhor ainda, acho até que em nome do sossego deveríamos orar pela saída das pessoas que consideramos antipáticas!

Conclusão

Fica então claro que quem quiser viver sossegadamente na vida, deverá atropelar todos os bons exemplos e recomendações bíblicas dos que doaram suas vidas e seus interesses próprios a Jesus, pois conforme afirma as escrituras, não é aqui o nosso lugar de descanso!

Aqui ainda não é o Céu para se exigir uma vida isenta de problemas e perseguições! Jesus disse o seguinte:
  1. Na verdade, na verdade vos digo que não é o servo maior do que o seu senhor, nem o enviado maior do que aquele que o enviou (João 13:16)
  2. Lembrai-vos da palavra que vos disse: Não é o servo maior do que o seu senhor. Se a mim me perseguiram, também vos perseguirão a vós; se guardaram a minha palavra, também guardarão a vossa (João 15:20)
Vale ainda salientar que:
  1. Jesus prometeu consolação e não sossego! “E eu rogarei ao Pai, e ele vos dará outro Consolador, para que fique convosco para sempre” (João 14:16).
  2. Jesus prometeu tranquilidade no Céu e não na terra! "O senhor respondeu: ‘Muito bem, servo bom e fiel! Você foi fiel no pouco; eu o porei sobre o muito. Venha e participe da alegria do seu senhor!’” (Mateus 25:21)
  3. Jesus prometeu alívio e não isenção de aflição! “Vinde a mim, todos os que estais cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei” (Mateus 11:28)
  4. Enfim cuidado para não se precipitar em busca de sossego, pois o momentâneo prazer que ele te dispensará em parte desta vida, irá te custar muito caro na vindoura!

Nenhum comentário: